A História das calotas

Muito se sabe é que no século XIX o veículo de transporte no geral era a charrete, puxada por animais. Suas rodas eram feiras de madeira revestias de ferro em volta.
Ainda no final deste século, Henry Ford, na sua garagem, montou o seu protótipo de carro, que no primeiro modelo, as rodas, eram feitas de ferro mas, em 1903 quando lança a sua fábrica, começou a produzir os primeiros carros com rodas de madeira e pneus de borracha.
As rodas antes eram inspiradas nos veículos de transporte daquele tempo entretanto, com a evolução dos automóveis, elas foram ganhando novos diâmetros, seja no comprimento como na largura.
De acordo com muitos especialistas e historiadores automotivos, a primeira calota foi feita pela Ford em 1936, o que hoje chamamos de centro de roda, ela escondia os parafusos que prendiam as rodas, mais ou menos o que acontece hoje.
As rodas ganharam também elegância e diversos formatos. Em 1950 já era possível encontrar calotas de ferro de tamanhos, formatos e marcas diferentes.
A inserção do plástico nos automóveis começou de forma discreta, primeiro nos botões e alavancas do câmbio entre as décadas de 1950 e 1960. Com os estudos e pesquisas perante ao material, foram descobertas novas utilidades para o plástico, como por exemplo para a finalidade nas laterais dos carros, nos forros dos bancos e painéis.
As calotas de plástico, que cobriam as rodas completamente, não se sabe precisamente quando começou a serem usadas entretanto, um dos primeiros carros a utilizarem a calota foi o Escort da Ford nos anos de 1984.
Hoje em dia os modelos avançaram muito em resistência, design e principalmente em qualidade. É possível escolher uma variedade de modelos para os aros 13, 14 e 15 polegadas.
Espero que tenha gostado deste artigo e caso queira deixar um comentário ou incluir um conteúdo que não abordamos, é só descrever logo a baixo.
-
Calota Aro 14 Palio Uno Siena Attractive G094jv
Calotas esportivas aro 14 para carros Fiat. Compatível com Palio, Uno, Siena, Novo Palio. G094 é uma calota para todos os gostos, deixando seu carro mais esportivo e é uma calota personalizada com o emblema da Fiat.
-
Calotinha Central Aro 13 14 15 Voyage G1 G2 G3 G4 G5 G6 G7
Calotinha Central Aro 13 14 15 Voyage G1 G2 G3 G4 G5 G6 G7 Características Principais: - Construção Durável: Feitas de materiais resistentes para resistir a condições variadas.- Montagem Sem Arruelas: Instalação simples e rápida, sem a necessidade de arruelas adicionais.- Proteção Adicional: Protege as rodas contra sujeira, poeira e pequenos danos.- Modelo universal: Serve em TODAS as rodas de ferro aro 13, 14 e 15 que tenha 4 furos, independente da montadora.Especificações Técnicas:- Fur
-
Unidade Calota Esportiva Prata e Preta Aro 13 Ford Fiesta Ká E3703u
E3703 - CALOTA ESPORTIVA PRATA E PRETA ARO 13 FORD FIESTA KA ATENÇÃO: O preço da calota se refere a unidade, coloque 4 campo quantidade para receber o jogo de calotas. INSTALAÇÃO Esse modelo é fixo em apenas três parafusos, sendo um dos furos vazado, evitando a necessidade de levantar o carro para colocar a calota. Basta utilizar a chave de roda, desparafusar os parafusos, posicionar a calota de forma a encaixar corretamente com o bico de ar e depois parafusar. Esse modelo de calota é
-
Jogo 4 Peças Calota Preto Fosco Aro 14 Renault Clio Logan Sandero G133pfj
MODELO: Calota Réplica de Roda em alto padrão exatamente como na foto. ITENS INCLUSOS: Jogo contendo 4 calotas + 4 emblemas original personalizado com a logomarca da fabricante exatamente como na foto. FIXAÇÃO: Possui sistema (anti-perda) de fixação por parafusos nas rodas. Atualmente é o que há de mais seguro no mercado. DIMENSÕES: Fabricado no aro 14" polegadas. COMPATIBILIDADE: Todos os modelos de roda de ferro aro 14" da marca e ano de fabricação.MARCA: Grid/ GFMMATERIAL DE F