25/09/2018

A História das calotas

Muito se sabe é que no século XIX o veículo de transporte no geral era a charrete, puxada por animais. Suas rodas eram feiras de madeira revestias de ferro em volta. 

Ainda no final deste século, Henry Ford, na sua garagem, montou o seu protótipo de carro, que no primeiro modelo, as rodas, eram feitas de ferro mas, em 1903 quando lança a sua fábrica, começou a produzir os primeiros carros com rodas de madeira e pneus de borracha.

As rodas antes eram inspiradas nos veículos de transporte daquele tempo entretanto, com a evolução dos automóveis, elas foram ganhando novos diâmetros, seja no comprimento como na largura.

De acordo com muitos especialistas e historiadores automotivos, a primeira calota foi feita pela Ford em 1936, o que hoje chamamos de centro de roda, ela escondia os parafusos que prendiam as rodas, mais ou menos o que acontece hoje. 

 

 

As rodas ganharam também elegância e diversos formatos. Em 1950 já era possível encontrar calotas de ferro de tamanhos, formatos e marcas diferentes. 

A inserção do plástico nos automóveis começou de forma discreta, primeiro nos botões e alavancas do câmbio entre as décadas de 1950 e 1960. Com os estudos e pesquisas perante ao material, foram descobertas novas utilidades para o plástico, como por exemplo para a finalidade nas laterais dos carros, nos forros dos bancos e painéis. 

As calotas de plástico, que cobriam as rodas completamente, não se sabe precisamente quando começou a serem usadas entretanto, um dos primeiros carros a utilizarem a calota foi o Escort da Ford nos anos de 1984.

   

Hoje em dia os modelos avançaram muito em resistência, design e principalmente em qualidade. É possível escolher uma variedade de modelos para os aros 13, 14 e 15 polegadas. 

Espero que tenha gostado deste artigo e caso queira deixar um comentário ou incluir um conteúdo que não abordamos, é só descrever logo a baixo. 

  • Por: R$ 81,90
    Comprar

    Calota Aro 14 Palio Uno Siena Attractive G094jv

    Calotas esportivas aro 14 para carros Fiat. Compatível com Palio, Uno, Siena, Novo Palio. G094 é uma calota para todos os gostos, deixando seu carro mais esportivo e é uma calota personalizada com o emblema da Fiat.

  • A partir de: R$ 23,90
    Comprar

    Calotinha Central Aro 13 14 15 Voyage G1 G2 G3 G4 G5 G6 G7

    Calotinha Central Aro 13 14 15 Voyage G1 G2 G3 G4 G5 G6 G7   Características Principais: - Construção Durável: Feitas de materiais resistentes para resistir a condições variadas.- Montagem Sem Arruelas: Instalação simples e rápida, sem a necessidade de arruelas adicionais.- Proteção Adicional: Protege as rodas contra sujeira, poeira e pequenos danos.- Modelo universal: Serve em TODAS as rodas de ferro aro 13, 14 e 15 que tenha 4 furos, independente da montadora.Especificações Técnicas:- Fur

  • Por: R$ 45,90
    Comprar

    Unidade Calota Esportiva Prata e Preta Aro 13 Ford Fiesta Ká E3703u

    E3703 - CALOTA ESPORTIVA PRATA E PRETA ARO 13 FORD FIESTA KA   ATENÇÃO: O preço da calota se refere a unidade, coloque 4 campo quantidade para receber o jogo de calotas.   INSTALAÇÃO Esse modelo é fixo em apenas três parafusos, sendo um dos furos vazado, evitando a necessidade de levantar o carro para colocar a calota. Basta utilizar a chave de roda, desparafusar os parafusos, posicionar a calota de forma a encaixar corretamente com o bico de ar e depois parafusar. Esse modelo de calota é

  • Por: R$ 109,90
    Comprar

    Jogo 4 Peças Calota Preto Fosco Aro 14 Renault Clio Logan Sandero G133pfj

    MODELO: Calota Réplica de Roda em alto padrão exatamente como na foto.   ITENS INCLUSOS: Jogo contendo 4 calotas + 4 emblemas original personalizado com a logomarca da fabricante exatamente como na foto.   FIXAÇÃO: Possui sistema (anti-perda) de fixação por parafusos nas rodas. Atualmente é o que há de mais seguro no mercado.   DIMENSÕES: Fabricado no aro 14" polegadas.   COMPATIBILIDADE: Todos os modelos de roda de ferro aro 14" da marca e ano de fabricação.MARCA: Grid/ GFMMATERIAL DE F